© www.ebooksbrasil.org


 

Lançamentos

MS Reader
eBookPro
MobiPocket
RocketEditions
PDF
eBookLibris
hiebook
iSilo

 

Aqui você vê os mais recentes lançamentos que entraram nas estantes da eBooksBrasil - eBiblioteca Pública. Para visualizar a relação completa em cada formato, clique no nome do formato acima. E pode fazer o download, no formato que escolher, a partir daqui mesmo.
Convenções
exe=eBookPro | prc=MobiPocket | lit=MS Reader | rb=RocketEdition
pdf=Adobe Reader | ebl=eBookLibris
hi=hiebook | iSilo=iSilo

Observe o status de copyright do título. Os direitos da obra pertencem aos respectivos autores ou são de domínio público. Os direitos de tradução, aos tradutores ou aos Editores. Os direitos de edição às editoras. Caso houver, involuntariamente, a quebra de algum direito patrimonial, favor comunicar a livros@eBooksBrasil.org e à Editora.
Você acessa o site da Editora ou e-mail clicando no nome da Editora logo após o autor.

Respeite os direitos autorais.
Não é uma questão de propriedade.
É uma simples questão de moralidade.

 

Na Espuma das Ondas - Yara Sarmento
©2009 Yara Sarmento
   "Yara Sarmento apresenta monólogos, monólogo com narração, peça teatral, roteiro/texto para curta-metragem ou teleteatro, conto para ser dramatizado, histórico, crônicas, entrevistas e depoimentos."

   Mais sobre a atriz Yara Sarmento, importante nome paranaense, na área de teatro e cinema nas décadas de 60 e 70, e este livro em outro formato, em Yara Sarmento - Revista eletrônica sobre e para Yara Sarmento, mantido por Beatriz Barreto Brasileiro Lanza.

   pdf

Jesus Cristo - Um Presente de Gregos - Ivani de Araujo Medina
©2009 Ivani de Araujo Medina
   "Este texto resultou de uma curiosidade pessoal e é um pequeno resumo de alguns anos de pesquisa. Dediquei-me a este estudo como um pesquisador independente e exclusivamente interessado no encadeamento dos fatos. A idéia de que o passado deve necessariamente ligar-se com nitidez ao presente foi o Norte da minha pesquisa. Princípio tão simples e seguro que ao se desdobrar em outras questões, trouxe-me conclusões surpreendentes."
   [...]
   "Descobri, por exemplo, que a cultura ocidental é chamada impropriamente de judaico-cristã, quando na realidade ela é heleno-judaica. E isso faz alguma diferença? Sim, muita. Porque o primeiro nome (heleno) indica a origem, como nipo-brasileiro, ítalo-americano, greco-romano etc. O cristianismo não é continuação e nem reforma do judaísmo, como se faz acreditar. São muitíssimo diferentes. Portanto, a história é outra."
   [...]
   "Tendo em vista um preconceito milenar, devo esclarecer que o meu sobrenome “Medina” e a defesa que faço em favor da História, podem levar alguém a pensar que sou um judeu versando em causa própria. No entanto, devo informar que não sou judeu nem árabe, apenas um brasileiro com opinião própria."

   pdf

Opúsculo Acerca do Palmerim de Inglaterra e do Seu Autor - No qual se prova haver sido a referida obra composta originalmente em português - Manuel Odorico Mendes - eBooksBrasil
©2009 Manuel Odorico Mendes
   "Contestava-se a Portugal a glória do haver sido a pátria do autor do Palmerim de Inglaterra. Francisco de Moraes, dizia-se, não fizera mais do que traduzir ou imitar o romance originalmente escrito em espanhol.
   "Indignado contra esta espoliação, Odorico Mendes escreveu um opúsculo, simples, conciso, substancial, e com argumentos irrefragáveis e concludentíssimos, não só reivindicou para a literatura portuguesa este malbaratado fruto do engenho de Francisco de Moraes, mas suscitou à memória obliterada dos contemporâneos a fábula do poema, os seus mais imaginosos episódios, e as graças do estilo e locução que tanto o recomendaram sempre à admiração dos homens de gosto apurado, desde Cervantes até Walter Scott e Southey. - João Francisco Lisboa
   "Odorico era leitor de Morais desde a adolescência. Afora a produção jornalística, este ensaio, além das notas que escreveu às suas traduções, é a única publicação em prosa de Odorico Mendes." - Wikipedia
   Primeira e única edição em cola e papel, escaneada, disponível em pdf no Google livros (visualização completa)
   pdf|ebl

Dias Vividos - Poemas e Prosas Reunidos - Quintino e Leopold
©2009 Rodrigo Natan
   "Este livro documenta não apenas prosas e poesias de dois anônimos, mas reflete de certa maneira os altos e baixos emocionais que ocorrem num período de tempo de apenas três anos para duas pessoas que ousaram procurar num mundo injusto a sensação única da satisfação, seja por meio do amor, da amizade ou da filosofia."
   [...]
   "Apesar da evidente diferença na construção textual dos dois escritores, do início ao fim do livro se apresenta uma similaridade de Quintino e Leopold: a instabilidade, fundamental para a criação de variados e intrigantes temas. A importância deste livro não se resume a tais textos interessantes, mas também por expor de maneira crua a fragilidade de duas pessoas e logo de seres humanos e nós mesmos, os leitores. - O Editor"

   pdf

Walt Disney's Celebration City - Reflexões sobre comunicação e cidade - Paulo Celso da Silva
©2009 Paulo Celso da Silva
   "O que mais destaca desta obra é a originalidade do tema e a síntese esplêndida que o autor consegue entre uma exposição teórica ampla, crítica e ambiciosa, com a apresentação e a análise de um exemplo concreto e notabilíssimo. O leitor se enfrenta a uma obra dialética na qual primeiro nos traça o cenário conceitual da atualidade mais raivosa em que tentamos nos entender e depois nos concretiza em um caso de estudo na realidade mais recente, para terminar em uma síntese conclusiva que permite avançar na compreensão da sociedade informacional." - Carles Carreras i Verdaguer - Catedràtic da Geografia Humana - Universitat de Barcelona
   Paulo Celso da Silva é licenciado em Geografia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocada, atual UNISO. Mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universitat de Barcelona. É autor dos livros De novelo de linha à Manchester Paulista. Cotidiano e Fábrica no início do século XX em Sorocaba (2000), História e Geografia de Sorocaba para Crianças (2000), Poblenou: Território @ de Barcelona (2006, edição bilingue português/espanhol). Atualmente é professor no Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba e pequisa os temas ligados a Comunicação e a Cidade, a Geografia da Comunicação.

   pdf

Odisséia - Homero - tradução de Manoel Odorico Mendes - eBooksBrasil
©2009 Homero
©2009 Manoel Odorico Mendes
   "A reedição de obra de tal valia, o reaparecimento desta Odisséia onde palpita o sopro de um talento que o Brasil vivificou, vem comprovar, com grande alegria para todos nós que envelhecemos sobre as páginas da civilização antiga, que a nossa juventude brasileira já se vai incorporando a esses escolhidos de Jedeão, cujos joelhos não se curvam perante as facilidades improvisadas e efêmeras das produções literárias de somenos, mas galhardamente enfrentam, de pé, as dificuldades oferecidas pelas obras-primas do gênero humano." - Prof. Silveira Bueno
   Em inglês e francês no Project Gutenberg
   pdf|ebl

Ilíada - Homero - tradução de Manoel Odorico Mendes - eBooksBrasil
©2009 Homero
©2009 Manoel Odorico Mendes
   "Nesta tradução terão os censores um vasto campo para os seus manejos e os sábios sobeja oportunidade para admirarem não só quanto pode produzir o gênio, como quanto é bela a nossa língua sempre que, se afastando do lugar comum dos galicismos, deixa a impropriedade dos termos mais usuais e socorre-se do rico manancial, que nos oferece o latim, infelizmente tão esquecido e tão pouco cuidado por nossos literatos, que, parece, o vão desusando." - Henrique Alves de Carvalho (Editor e Revisor da 1ª edição, de 1874)"
   Em inglês e francês no Project Gutenberg

   pdf|ebl

História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal - Alexandre Herculano - eBooksBrasil
©2009 Alexandre Herculano
   "Nesta obra, Herculano lança luz sobre muitos aspectos de nossa origem histórica que, com certeza, ajudam a iluminar o nosso presente e entendê-lo melhor.
   Ao contrário do que seus detratores ultramontanos disseram, não é uma obra anticlerical, nem, creio, antipapista. Aponta sim, mazelas que corroíam a Igreja — mas corroíam também Portugal e Espanha."

   pdf|ebl

O Riso Frouxo do Homem Insignificante - 50 historietas tragicômicas - Carlos Motta
©2009 Carlos Motta
   "O livro é composto de 50 pequenos contos, escritos em 2007 e 2008. A maioria está no blog Contos do Motta. São historietas tragicômicas sobre o cotidiano de pessoas (aparentemente) normais. O Autor pretende, com elas, distrair as pessoas - e, quem sabe, levá-las a refletir sobre este mundo que não para de girar."
   Carlos Motta é jornalista profissional desde a década de 70. Trabalhou, entre outras publicações, no Estadão e Jornal da Tarde, e hoje no Valor Econômico. Mantém dois blogs: Crônicas do Motta e Contos do Motta.

   pdf

CRUSP68 - Ato na Assembléia Legislativa de São Paulo - eBooksBrasil
©2009 CRUSP68
   "Depoimentos da primeira geração de residentes no Centro Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP), entre 1963 e 1968, quando foram desalojados, após o AI-5, por operação militar. Muitos foram presos. Alguns tiveram sua trajetória universitária interrompida."
   Transcrição dos depoimentos em ato realizado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 17.12.2008.
   Mais sobre o CRUSP68 em www.crusp68.org.br.

   pdf|ebl

O Jogo do Vadião - Ernesto Rosa - eBooksBrasil
©2009 Ernesto Rosa
   "Estive preso e não era cadeia; fiz dinheiro que não era dinheiro; vivi em um país que não era país. Vivi fora desse mundo em uma terra de dez habitantes... Foram muitas aventuras e problemas, mas posso dizer que tenho história para contar!"
   Formado pela USP, autor de mais de quarenta livros didáticos, Ernesto Rosa é renomado professor de Matemática, com extensa folha de serviços prestados ao ensino da matéria no Brasil.
   Mantém na internet um blog e o site Matemática Interativa

   pdf

IPM — Crusp - Relatório - 1968-1969
© Documento Público
   "IPM — CRUSP - RELATÓRIO - ANOS — 1968 — 1969 - Instaurado pela Portaria n.° 15-SJ do Exmo Sr General Comandante do II Exército, em 18 de DEZEMBRO de 1968, para apurar as atividades políticas subversivas no Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo. Encarregado: — Coronel SEBASTIÃO ALVIM"
   Corpo do Relatório feito pelo Exército sobre a invasão do CRUSP em 1968 e sobre as atividades ‘subversivas’ que lá teriam ocorrido. Edição feita a partir do original escaneado por MovE Brasil.
   pdf|ebl

CRUSP68 40 Anos - Encontro 2008 - 29 Novembro - Projeto: Fúlvia Molina
©2009 CRUSP68
   Folheto distribuído aos participantes do Encontro realizado no Colégio Notre Dame, São Paulo, com depoimentos dos ex-moradores e fotos da época.
   Documento para a história.
   Mais sobre o encontro no site CRUSP68

   pdf

CRUSP68 - Memórias, Sonhos e Reflexões - Coletânea-Documental de ex-cruspianos
©2009 CRUSP68
   "Pré-edição comemorativa do Encontro de 40 anos de ex-cruspianos."
   "O CRUSP semeou uma geração de cidadãos e cidadãs interessados em construir um mundo melhor e mais justo, atitude que norteou o resto de suas vidas. E que no próximo dia 29 de novembro vão se reencontrar para começar a resgatar a história daquele espaço mágico, onde, provavelmente, viveram um dos melhores períodos de sua existência. Não apenas com o intuito de registrá-la, mas para que ela também sirva de exemplo para que outros jovens tenham a mesma oportunidade."

   pdf|ebl

A Cidade Perdida - Jeronymo Monteiro - eBooksBrasil
©2009 Jeronymo Monteiro
   "Antes que qualquer relógio marque o último segundo adicional de 2008, assinalemos duas datas que não poderiam passar em brancas nuvens: os 100 anos de nascimento de Jeronymo Monteiro e os 60 da primeira edição de A Cidade Perdida, volume 70 da Coleção Terramarear.
   Para os apreciadores de ficção científica, Jeronymo Monteiro é nome que dispensa apresentações. Para os que não o são, basta dizer que se trata do mais importante escritor do gênero no Brasil. Tão importante que, na década de 1990, a Isaac Asimov Magazine (edição brasileira da Asimov’s Science Fiction) criou um “Prêmio Jerônymo Monteiro” em homenagem ao escritor. É, simplesmente, considerado como o pai da ficção científica brasileira."
   Importante: Ler a Nota de Copyright na edição.

   pdf

O Crusp Visto por um Mineiro - Derneval R. R. Cunha - Edição do Autor
©2009 Derneval R. R. Cunha
   "Há várias fases do CRUSP, cada qual correspondente a uma invasão. Na primeira invasão (o conjunto de prédios tinha sido construído para hospedagem de atletas durante os jogos panamericanos, - outra longa história – e depois fechado até que os estudantes o invadissem), o critério para a pessoa “desfrutar” de moradia estudantil era a vontade de participar ativamente da comunidade. Tendo potencial para ativista político, conseguia vaga. Tive poucos relatos sobre essa época, qualquer dia continuo a pesquisa."

   pdf

A Morte de João Grande - O Padre que lutou na Guerra dos Farrapos - Jorge Brito
©2009 Jorge Brito
   "João Grande não é um romance histórico. Muitos dos atos e fatos são fielmente narrados nos lugares e com as pessoas indicadas, que realmente existiram inclusive o personagem que dá nome ao livro, ‘um jovem americano ou irlandês, de nome John Griggs, conhecido por João Grande, devido à sua avantajada estatura’ (Lucas Boiteux).
   Foi lendo a página 167 do livro ‘Garibaldi e a Guerra dos Farrapos’, de Lindolfo Collor (Ed. Civilização Brasileira, 1977) presente de meu filho Nei que soube de existência de João Grande. Um mês depois disso eu já resolvera escrever sobre este estranho e misterioso indivíduo."

   pdf

O Vaticano - Nanû da Silva - Ed. do Autor
©2009 Nanû da Silva
   "os erros gramaticais, gírias, “palavrões” e outras profanações da língua “culta” são normais e até enaltecidos nesse rabisco. Aqui não se procura agradar ninguém, receber elogios ou tão pouco dar satisfações aos policiais das leituras, dos movimentos, das escritas, que ao invés de ler SENTINDO O CONTEÚDO se detém em detalhes, regras, padrões e outras bostas que de nada nos servem no cotidiano."
   Retirado pelo Autor

A Sombra de Júlio Frank - Afonso Schmidt - eBooksBrasil
©2009 Afonso Schmidt
   "Outro episódio que merece atenção é o romance histórico A Sombra de Júlio Frank, editado em 1926, que só foi colocado à venda na segunda edição.
   Devido a importância de sua obra na história da literatura brasileira, deveria ela ser reeditada e indicada para leitura complementar nas escolas e fazer parte dos exames de vestibular. É inaceitável o fato de seus livros serem encontrados apenas em sebos." - Rosani Abou Adal
   Importante: Ler a Nota de Copyright na edição.

   pdf|ebl

Noites Josefinas de Mirtilo - Luis Rafael Soyé - eBooksBrasil
©2009 Luis Rafael Soyé
   "Esta edição, que se pretende a segunda do Noites Josefinas de Mirtilo, de Luís Rafael Soyé, merece alguns e todos os reparos. A começar pelos senões de puristas que acoimarão de heresia o abrasileirar do linguajar poético luso setecentista de Soyé. Por então, julgo, andávamos a falar, dos dous lados do oceano com o mesmo acento. Tempos passados, em que apenas o grande mar nos separava. Hoje, separam-nos, para ficar em um só exemplo, que se notará na edição, até um h do úmido mar, de facto.
   Mas para que melindres, se portugueses somos todos, por obra e graça de nossos Maiores? Não foi em Portugal que se publicou primeiro Cecília Meireles, premiada por aqui por uma Academia de Letras, editada lá para o reconhecimento dos dois lados do grande Mar? Não seria Rafael Soyé tão brasileiro quanto lusitano, quando todos lusitanos éramos? E não ficou por aqui, abrilhantando a criança que se emancipava, com suas luzes e artes, quando Brasileiros nos queríamos? E não nos tornamos Brasileiros pelas mãos de um Lusitano?"
   A primeira edição, digitalizada, em pdf, pode ser encontrada na Biblioteca Nacional Digital de Portugal

   pdf|ebl

Adeus, Mr. Chips - James Hilton - eBooksBrasil
©2009 James Hilton
   "Quando vamos avançando em idade (mas de boa saúde, é claro) ficamos às vezes em estado de grande sonolência, e as horas parecem passar como um lerdo rebanho a se mover através da paisagem. Era o que acontecia com Chips, à medida que o trimestre de outono progredia e se encurtavam de tal modo os dias, que antes da chamada geral estava tão escuro que se podia acender o gás. Porque Chips, como esses velhos lobos do mar, media ainda o tempo pelos sinais do passado; e bem podia fazer isso, pois morava na casa da senhora Wickett, na frente da escola. Achava-se ali havia mais de uma década, desde que deixara definitivamente o magistério. Tanto ele como a senhoria observavam mais a hora de Brookfield que a de Greenwich."
   Para conhecer melhor o Autor e suas obras, visite a James Hilton Society

   pdf|ebl

A Escravidão no Brasil - Ensaio Histórico-Jurídico-Social - Parte 1ª (Jurídica) - Direito sobre os escravos e libertos - Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiro - eBooksBrasil
©2009 Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiro
   "O livro que o eventual leitor acaba de abrir é um documento histórico essencial para quem queira entender o que foi a escravidão no Brasil. Escrito antes de 1888, por autor declaradamente contra ela, chega a chocar, por se tratar de uma discussão jurídica sobre a escravidão, em tempos em que era legal e, portanto, objeto de controvérsias em tribunais, como qualquer questiúncula relativa à propriedade. Sim, porque o escravo representava um bem e era tido como tal. Mas havia nuances. E é disto que a obra se ocupa."
   pdf|ebl

A Escravidão no Brasil - Ensaio Histórico-Jurídico-Social - Parte 2ª Índios - Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiro - eBooksBrasil
©2009 Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiro
   "... 2.° volume (Índios), de 1867, que ora coloco nas estantes virtuais eBooksBrasil. E o escolhi porque Perdigão Malheiro tem muito a nos dizer hoje, como o tinha quando o escreveu, sobre questões sobre as quais ainda não encontramos a solução e com as quais continuamos a nos debater."

   pdf|ebl

Portal de Sonhos - Poemas - Antônio Campos - imc/Escrituras Editora
©2009 Antônio Campos
   ""Antônio tece agora para nós a outra voz, a que foi chamada poesia por Octavio Paz, com a humildade e a altivez híbridas do poeta, fazendo a sua parte nesse jogo e nessa viagem com que todos nos defrontamos." Lucila Nogueira - Prefaciadora
   O Autor: Antônio Campos, advogado, escritor, Membro da União Brasileira de Escritores UBE - Seção Pernambuco, Presidente do Instituto Maximiano Campos – IMC, sociedade civil voltada para a valorização da cultura brasileira, especialmente dos valores literários, com ampla atuação em Pernambuco e na região nordestina, cujas atividades podem ser visualizadas através do site www.institutomaxcampos.org.br.
   Mais sobre o Autor e sua obra em www.antoniocampos.com.br

   pdf

Faces da Resistência na Poesia de Alberto da Cunha Melo - Cláudia Cordeiro - Edições Bagaço, 2003
©2009 Cláudia Cordeiro
   ""Trabalho competente, coerente, abrangente, elegantemente redigido, fartamente ilustrado e documentado, destina-se, sem dúvida, a ser obra de referência e consulta para os pesquisadores e admiradores presentes e futuros da obra deste grande poeta pernambucano." - Ermelinda Ferreira

   pdf

La Razon de Mi Vida - Eva Peron - eBooksBrasil
©2009 Eva Perón
   "Este libro ha brotado de lo más íntimo de mi corazón. Por más que, a través de sus páginas, hablo de mis sentimientos, de mis pensamientos y de mi propia vida, en todo lo que he escrito, el menos advertido de mis lectores no encontrará otra cosa que la figura, el alma y la vida del General Perón y mi entrañable amor por su persona y por su causa." - Eva Perón"
   "Hoy la obra tiene la importancia que le otorga el hecho de ser la expresión testimonial, de una forma de comunicación del movimiento creado por Juan Domingo Perón." - Ricardo E. Brizuela

   pdf

História - Heródoto - eBooksBrasil
©2009 Heródoto
   Em português, traduzido da edição francesa de Lacher, disponível na web em L'Antiquité grecque et Latine
   "Começo com uma advertência, dirigida principalmente aos estudandes de História: esta edição não passa de um aperitivo. O verdadeiro repasto está na edição francesa, integral, que pode ser encontrada na web. Lá, sim, estão todas as notas da edição original de Larcher, não incluídas nem aqui, nem na edição digitalizada, base desta — naquela, com certeza, por economia de papel; nesta, por preguiça mesmo.
   Para me redimir um pouco deste pecado capital, cá foram inclusos a Nota do Editor de 1842, a “A Vida de Heródoto” e o “Plano da História de Heródoto” com que Lacher iniciava sua tradução."

   pdf|ebl

Na Antevéspera - Reações Mentais dum Ingênuo - Monteiro Lobato - eBooksBrasil
©2009 Monteiro Lobato
   Diz Monteiro Lobato, no prefácio: “Neste livro está enfeixada uma série de reações ocorridas num período bem atormentado da vida brasileira. Todos sentíamos um terrível e indefinível mal ambiente. Um cheiro de fim. Era a República Velha que agonizava na presidência Bernardes.”
   "Do Prefácio à última linha deste livro, publicado pela primeira vez em 1933, pelo próprio autor e editor, muito, mas muito mesmo, pode ser útil às presentes gerações. Setenta anos se passaram... mas, com certeza, os brasileiros e brasileiras de hoje reconhecerão nas mazelas de então as de hoje, e vice-versa."
   Importante: Ler a nota de copyright na edição

   pdf|ebl

A Crise Brasileira de Educação - Sud Mennucci - eBooksBrasil
©2009 Sud Mennucci
   "A Academia Brasileira de Letras, em sessão de 8 de junho de 1933, concedeu a este livro o 1.° prêmio no concurso da série “Francisco Alves”, subordinada ao título “Qual o melhor meio de disseminar o ensino primário no Brasil”.
   Do relatório final:
   "Sud Mennucci no seu livro, indica, pois, de maneira realmente superior, todas as condições sociais em que se define o problema considerado. E indica, com clareza, simplicidade, entusiasmo, de maneira prática, soluções modernas e possíveis. Deve receber o primeiro prêmio Alves”. (a. a.) ROQUETE PINTO, relator. - MIGUEL COUTO - ALOYSIO DE CASTRO."
   Tantos anos se passaram e, infelizmente, este livro continua atual, atualíssimo.

   pdf|ebl

Retrato do Brasil - Ensaio sobre a tristeza brasileira - Paulo Prado - eBooksBrasil
©2009 Paulo Prado
   "Numa terra radiosa vive um povo triste. Legaram-lhe essa melancolia os descobridores que a revelaram ao mundo e a povoaram. O esplêndido dinamismo dessa gente rude obedecia a dois grandes impulsos que dominam toda a psicologia da descoberta e nunca foram geradores de alegria: a ambição do ouro e a sensualidade livre e infrene que, como culto, a Renascença fizera ressuscitar."

   pdf|ebl

História do Brasil - Afrânio Peixoto - eBooksBrasil
©2009 Afrânio Peixoto
   "A história não é um arquivo, ou relicário de memórias evocadas: seria de pouco préstimo. Ao contrário. A história é uma criação contínua da vida. Além do documento, que aparece todos os dias, alterando o juízo, esse juízo, com o mesmo documento, muda com as gerações, dada a sensibilidade diferente das gerações sucessivas... A evocação deve ser animada para ser ressurreição. Daí o dito razoável de historiador contemporâneo, Jacques Bainville: de vinte em vinte anos devia-se reescrever a história."

   pdf|ebl

Profecias (O futuro do mundo) - Pietro Ubaldi - eBooksBrasil
©2009 Pietro Ubaldi
   Este livro de Pietro Ubaldi, em edição recente, sua obra e muito mais sobre ele podem ser encontrados na web no Instituto Pietro Ubaldi e no A Filosofia de Pietro Ubaldi, gratuitamente, como aqui.
   É um livro de minha estante que gostaria de partilhar com o eventual leitor e usuários do eBooksBrasil. É, acima de tudo, um tributo a Pietro Ubaldi. Quem não conhece sua obra merece conhecê-la. Faça uma visita aos sites acima indicados e confira. Pietro Ubaldi foi uma prova viva de que a raça humana pode produzir mais do que anões.

   pdf|ebl

Os Trabalhadores e os Partidos - Ricardo Maranhão - eBooksBrasil
©2009 Ricardo Maranhão
   Pesquisa: Elizabeth Balbachevsky
   Entrevistas com líderes sindicais, feitas em 1979 e 1980 sobre o movimento sindical e os partidos políticos. Documento histórico.
   "Este é um livro de entrevistas e debates, e portanto não apresenta conclusões, que ficam por conta do leitor. É claro que ao editar e selecionar trechos das entrevistas, não fomos “neutros”, e seguimos um plano e uma orientação determinados para transformar nosso rico material, de quase mil e quinhentas páginas, em livro destas dimensões. Assim, embora tenhamos sido fiéis ao pensamento dos líderes, a responsabilidade pela forma final e pela organização das idéias é exclusivamente nossa, e não dos entrevistados. A eles, temos muito que agradecer, não só pelo tempo e pela dedicação que nos concederam; mas também pela coragem e clareza política que revelaram em suas respostas."

   pdf|ebl

O Espírito das Arcadas - Francisco Pati - eBooksBrasil
©2009 Francisco Pati
   Pesquisa: Elizabeth Balbachevsky
   Publicado originalmente sob os auspícios da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito de São Paulo em 1950.
   "As crônicas de Francisco Pati revivem episódios e protagonistas que, pela tradição, abrangem algum tempo anterior ao quinquênio do seu curso jurídico e, ainda, por sua influência, alcançaram repercussão em anos posteriores. Com efeito, “O Espírito das Arcadas” recorda figuras daquela época distante, que não tem limites precisos, projetando-as em vários acontecimentos da vida estudantil, ocorridos em São Paulo de outrora; e, isso, com um poder descritivo, que há de despertar reminiscências aos alunos de muitas turmas, as que precederam e as que se seguiram às de 1919-1923." - Lúcio Cintra do Prado

   pdf|ebl

Quem é o Povo no Brasil? - Nelson Werneck Sodré - eBooksBrasil
©2009 Nelson Werneck Sodré
   Transcrição do volume 2 dos Cadernos do Povo Brasileiro, coleção de livros populares publicados por Ênio Silveira na década de 1960. O volume 5, de autoria do Wanderley Guilherme tinha o premonitório título Quem Dará o Golpe no Brasil?
   "Poucas palavras têm um emprego tão freqüente quanto a palavra povo. Na linguagem política, nenhuma a excede em uso. “Vontade do povo”, “interesse do povo”, “defesa do povo”, são expressões correntes, repetidas por quantos falam e escrevem. Como o ato político por excelência, nas democracias do tipo do Brasil, é o ato eleitoral, — quando são escolhidos os “representantes do povo”, — a realização desse ato, dos preliminares à apuração de resultados, corresponde a um período em que o consumo da referida palavra é mais intenso: todos os interessados dizem dirigir-se ao povo, apelam para o povo, proclamam os direitos do povo.

   pdf|ebl

UNE Instrumento de Subversão - Sonia Seganfreddo - eBooksBrasil
©2009 Sonia Seganfreddo
   "Por que escrevi uma série de reportagens sobre a União Nacional dos Estudantes denunciando-a em suas atividades subversivas? Eis a pergunta a mim dirigida, muitas vezes, por amigos, principalmente colegas e professores, preocupados com a repercussão que minhas afirmações pudessem encontrar mesmo nas esferas governamentais. Escrevi as reportagens, ora apresentadas em livro, por uma questão de responsabilidade, de conhecimento, de vivência e, acima de tudo, com a sadia pretensão de esclarecer, na medida do possível, à grande maioria de estudantes desinteressados e ingênuos que, sem saber por que o fazem, auxiliam as manobras de elementos regiamente pagos para agitarem o panorama universitário em particular e a Nação em geral."

   pdf|ebl

O Rei Leproso [O Santo Sepulcro] - Zofia Kossak - eBooksBrasil
©2009 Zofia Kossak
   "Nesta edição, optou-se pelo título O Rei Leproso, mais próximo do original polaco e do título em inglês, mantendo-se, por fidelidade à fonte digital e em respeito à memória dos leitores mais idosos, entre os quais me incluo, a menção a O Santo Sepulcro, livro cuja leitura, com certeza, faz parte das memória de muitos dos leitores, que não hesitariam em, como o faço, recomendá-la às novas gerações. Boa leitura!"

   pdf|ebl

Julho 2006-Maio de 2009

 

nacionais - importados - jornais - revistas - fontes - links - home