© www.ebooksbrasil.org


 

Janeiro a Dezembro 2005

MS Reader
eBookPro
MobiPocket
RocketEditions
PDF
eBookLibris
hiebook
iSilo

 

Aqui você vê os mais recentes lançamentos que entraram nas estantes da eBooksBrasil - eBiblioteca Pública. Para visualizar a relação completa em cada formato, clique no nome do formato acima. E pode fazer o download, no formato que escolher, a partir daqui mesmo.
Convenções
exe=eBookPro | prc=MobiPocket | lit=MS Reader | rb=RocketEdition
pdf=Adobe Reader | ebl=eBookLibris
hi=hiebook | iSilo=iSilo

Observe o status de copyright do título. Os direitos da obra pertencem aos respectivos autores ou são de domínio público. Os direitos de tradução, aos tradutores ou aos Editores. Os direitos de edição às editoras. Caso houver, involuntariamente, a quebra de algum direito patrimonial, favor comunicar a livros@eBooksBrasil.org e à Editora.
Você acessa o site da Editora ou e-mail clicando no nome da Editora logo após o autor.

Respeite os direitos autorais.
Não é uma questão de propriedade.
É uma simples questão de moralidade.

 

A Evolução do Sistema Eleitoral Brasileiro - Manoel Rodrigues Ferreira - eBooksBrasil -
© 2005 - Manoel Rodrigues Ferreira
   "É oportuno ressaltar que o direito do voto não foi outorgado ao povo brasileiro ou por este conquistado à força. A tradição democrática do direito de votar, de escolher governantes (locais), está de tal maneira entranhada na nossa vida política, que remonta à fundação das primeiras vilas e cidades brasileiras, logo após o Descobrimento."
   exe|prc|lit|rb|pdf|iSilo|ebl

Autobiobibliografia - Manoel Rodrigues Ferreira - eBooksBrasil -
© 2005 - Manoel Rodrigues Ferreira
   "Este livro é um balanço do que fiz da minha vida durante 62 anos (1941–2003). Mais precisamente, é o Livro Razão do que realizei nesse tempo em beneficio do meu povo, da minha gente, do meu País. Em suma, a Razão da minha Vida."
   exe|prc|lit|rb|pdf|iSilo|ebl

O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha [D. Quixote] — Vol. I e Vol. II - Miguel de Cervantes [Saavedra] - eBooksBrasil - Tradução de Francisco Lopes de Azevedo Velho de Fonseca Barbosa Pinheiro Pereira e Sá Coelho (1809-1876) e Antônio Feliciano de Castilho (1800-1875)
© 1605-2005 - Miguel de Cervantes [Saavedra]
   "Perdoa-me, amigo, o haver dado ocasião de pareceres doido como eu, fazendo-te cair no erro, em que eu caí, de pensar que houve e há cavaleiros andantes no mundo."
   "Foi grande a sua bravura,
   teve todo o mundo em pouco,
   e na final conjuntura
   morreu: vejam que ventura,
   com siso vivendo louco!"
   "(..) pois não foi outro meu intento, senão o de tornar aborrecidas dos homens as fingidas e disparatadas histórias dos livros de cavalaria, que vão já tropeçando com as do meu verdadeiro D. Quixote, e ainda hão-de cair de todo, sem dúvida alguma. Vale."
Primeira Parte
   exe|prc|lit|rb|pdf|iSilo|ebl
Segunda Parte
   exe|prc|lit|rb|pdf|iSilo|ebl

Construindo uma Biblioteca Digital - Ednei Procópio
© 2005 - Ednei Procópio
   "Construindo uma Biblioteca Digital considera os aspectos tecnológicos, culturais, educacionais e sociais da era digital. Nele, o leitor aprenderá a construir uma Biblioteca Digital e também encontrará informações sobre os seguintes temas: Planejamento de Centros Inteligentes de Documentação; Desenvolvimento de Centros Informacionais Temáticos; Portabilidade de Bibliotecas Digitais Comunitárias; A Sociedade do Conhecimento; As Comunidades do Saber; A Gestão da Informação"
   O Autor mantém o eBookCult e é um incansável batalhador pelo lançamento de um eBook Reader brasileiro.

   pdf

Oriente - Carlos Mariano de Miranda Santos - Página Oriente - Site Católico Apostólico Romano
© 2005 - Carlos Mariano de Miranda Santos
   "De autoria de Carlos Mariano de M. Santos, este livro inspirou a criação da Página Oriente. Numa linguagem atual, aborda temas históricos e científicos voltados para a fé; também dentro de uma visão crítica, não só provoca a auto-crítica dos católicos, mas praticamente os conclama a fixarem o olhar para Roma, onde encontra-se o Papa, legítimo representante de Cristo na Terra. Diante das crescentes divisões conservadoras, moderadas e progressistas que mais sugere uma luta interna e terrena do que uma causa divina, muitos fiéis e religiosos parecem ter perdido a noção de sua atitude em relação ao Papa, fiel preservador da santa doutrina. Dentro disso, o autor brada pelo que deveria ser óbvio aos católicos: Obediência e fidelidade ao trono de Pedro."
   Você encontra este título em html, em outro formato de executável, e outros escritos correlatos, no website: Página Oriente - Site Católico Apostólico Romano

   exe|prc|lit|rb|pdf|iSilo

O último ato - volume II - Luiza Regina Reis
© 2005 - Luiza Regina Reis
   "A coleção “O Último Ato” reúne textos teatrais de autoria de Luiza Regina Reis. Esse segundo volume, reúne textos de impacto: “Os desaparecidos”, expõe a profecia bíblica sobre o arrebatamento as Igreja e sua conseqüências para os que ficarem. “Sentença de Morte”, relata a historia da rainha Ester e um dilema que todos conhecem: Até que ponto alguém se sacrifica por outrem?"

   pdf

O último ato - volume I - Luiza Regina Reis
© 2005 - Luiza Regina Reis
   "A coleção “O Último Ato” reúne textos teatrais de autoria de Luiza Regina Reis. Nesse primeiro volume, “O Filho Pródigo” em visão contemporânea, retrata a vida de um jovem cristão que abandona Jesus e se envolve no submundo das drogas e da marginalidade até seu arrependimento e decisão de retornar para Cristo. Mas será que ele conseguirá o perdão de Deus após tantos pecados? “Atos dos Apóstolos” é uma peça épica com riqueza de detalhes. Encantadora para a Igreja, porque trata de temas como oferta, dizimo, batismos e renovação da fé.

   pdf

História do Terrorismo no Brasil - Ternuma - Terrorismo Nunca Mais - Editora Supervirtual
© 2005 - Ternuma - Terrorismo Nunca Mais
   "Reunidos em 25 de julho de 1998, 32 anos passados das hediondas explosões do Recife, um punhado de democratas civis e militares, inconformados com a omissão das autoridades legais e indignados com a desfaçatez dos esquerdistas revanchistas, organizou o grupo “TERRORISMO NUNCA MAIS” (TERNUMA), a fim de resgatar a verdadeira história da Revolução de 1964 e, mais uma vez, opor-se a todos aqueles que ainda teimam em defender os referenciais comunistas, travestidos como se fossem democráticos.
   (..)
   Toda moeda tem duas faces. Está na hora de conhecerem a outra..."
   Endereço web da ONG Grupo Terrorismo Nunca Mais: www.ternuma.com.br
   Para confrontar: Tortura Nunca Mais-RJ
   Você encontra este título em html, pdf e doc no site Alexandria Virtual

   retirado

O Ensino Jurídico, a Elite dos Bacharéis e a Maçonaria do Séc. XIX - José Carlos de Araújo Almeida Filho
© 2005 - José Carlos de Araújo Almeida Filho
   "Tratamos na presente dissertação do Ensino Jurídico, a Elite dos Bacharéis e a Maçonaria do Séc. XIX. Criados os cursos jurídicos no Brasil no ano de 1827, seguindo-se sucessivas modificações no sistema de ensino, a pesquisa teve como base a Faculdade de Direito de São Paulo, por sua maior expressão no Séc. XIX, até mesmo diante da investigação de uma sociedade secreta instalada em sua sede, denominada Burschenschaft.
   Tendo em vista a ligação entre os temas apontados, fez-se necessária uma investigação do Ensino Jurídico do Séc. XIX com a forma de pensar das sociedades em questão, ou seja, a Maçônica e a Bucha, como ficara conhecida esta sociedade secreta estudantil na Faculdade de São Paulo.
   Uma vez identificados os pontos em comum das sociedades, foi possível estabelecer um elo de ligação entre estas e o positivismo jurídico. Com o advento da República e a Reforma de Benjamin Constant, passamos a adotar um sistema positivista filosófico, segundo a doutrina de Augusto Comte.
   Finalizamos o trabalho com uma distinção entre o positivismo jurídico e o positivismo filosófico, identificando-os dentro da cultura das sociedades em questão."
   Este título e outras obras do Autor, disponíveis no site Almeida Filho & Cesarino - Advogados Associados: Artigos e Publicações

   pdf

Novíssimo dicionário da novilíngua petista - Lázaro Curvêlo Chaves (organizador) - LCC
© 2005 - Lázaro Curvêlo Chaves
   Inspirado no "Tucanês" de José Simão ("Morte ao Tucanês"), Lázaro Curvêlo Chaves resolveu organizar o "Novíssimo dicionário da novilíngua petista": "Dicionário em crescimento."
   Você encontra este título em html, e pode contribuir com vocábulos para o dicionário, no site Cultura Brasileira, mantido pelo professor e amigo Lázaro Curvêlo Chaves.

   pdf

A Terceira Ordem - Alec Ferrari
© 2005 - Alec Ferrari
   "Alguns povos matam e justificam suas guerras usando o nome de Deus. Eles acreditam nisso, acreditam que isso é uma forma de 'bem', pedem proteção ao Senhor. Outros pedem para que Deus lhe guarde um emprego, mesmo sabendo que isso poderia custar a vaga de outrem. O 'bem' para um pode ser o 'mal' para outra pessoa. Tudo depende exatamente do reflexo do ato e não do ato em si. O Trívio guarda muitos mistérios, salva e condena almas, é ele o responsável pelo Juízo Final de cada um. Mas antes é preciso saber que tudo possui no mínimo duas versões, logo, os livros comuns, a bíblia, mostram a versão de Deus. Você já leu o livro proibido 'A Terceira Ordem'?"

   retirado pelo Autor em 3.07.2006

El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha — Vol. I e Vol. II - Miguel de Cervantes [Saavedra] - eBooksBrasil
© 1605-2005 - Miguel de Cervantes [Saavedra]
   "TASA - Yo, Juan Gallo de Andrada, escribano de Cámara del Rey nuestro señor, de los que residen en su Consejo, certifico y doy fe que, habiendo visto por los señores dél un libro intitulado El ingenioso hidalgo de la Mancha, compuesto por Miguel de Cervantes Saavedra, tasaron cada pliego del dicho libro a tres maravedís y medio; el cual tiene ochenta y tres pliegos, que al dicho precio monta el dicho libro docientos y noventa maravedís y medio, en que se ha de vender en papel; y dieron licencia para que a este precio se pueda vender, y mandaron que esta tasa se ponga al principio del dicho libro, y no se pueda vender sin ella. Y, para que dello conste, di la presente en Valladolid, a veinte días del mes de deciembre de mil y seiscientos y cuatro años. - Juan Gallo de Andrada."
   Os aficcionados ao Quijote (como eu;) encontrarão um bom lugar para encontar outros em elquijote.com

Vol. I
   pdf|ebl
Vol. II
   pdf|ebl

Obras de J.-J. Rousseau - Ed. Ridendo Castigat Mores
copyright 2005 - J.-J. Rousseau
O Contrato Social
pdf|eBL
Discurso sobre As Ciências e As Artes
pdf|eBL
Discurso sobre A Origem da Desigualdade
pdf|eBL


Obras de Nélson Jahr Garcia - Ed. Ridendo Castigat Mores
copyright 2005 - Nélson Jahr Garcia (Ridendo Castigat Mores)
Estado Novo, Ideologia e Propaganda Política: A legitimação do Estado autoritário perante as classes subalternas - Propaganda: Ideologia e Manipulação - Sadismo, Sedução e Silêncio: Propaganda e Controle Ideológico no Brasil: 1964-1980 - Comunicando Comunicação: Vol. I - Comunicando Comunicação: Vol. II - - Comunicando Comunicação: Últimos Escritos - Shakespeare: A Arte da Persuasão - Ikebana: Gentil Arte da Persuasão (pdf)

   pdf|eBL

Obras de Voltaire - Ed. Ridendo Castigat Mores
copyright 2005 - François-Marie Arouet (Voltaire)
A Princesa de Babilônia - Breves Contos - Breves Contos II - Breves Contos III - As Cartas de Amabed - Cândido - Dicionário Filosófico - O Homem dos Quarenta Escudos - O Ingênuo - História de Jenni - Micrômegas - O Mundo Como Está - Os Ouvidos do Conde de Chesterfield e o Capelão Goudman - O Touro Branco - Zadig

   pdf|eBL

A Indústria da Justiça do Trabalho - A Cultura da Extorsão - Josino Moraes - eBooksBrasil
© 2005 - Josino Moraes
   "Trata-se de um feito digno de nota constatar que uma das críticas mais lúcidas sobre a Justiça do Trabalho no Brasil foi escrita por um engenheiro e economista. Mesmo tendo suas origens no antigo Partido Comunista e vivido o exílio durante o interregno militar, o autor, Josino Moraes, conseguiu desprender-se dos preconceitos, das idéias prontas e dos lugares-comuns que cercam as análises sobre o Direito e a Justiça do Trabalho brasileiros." - Cândido Prunes - Vice-Presidente do Instituto Liberal
   Você encontra este título em html, e outros escritos do Autor, em seu website: www.josino.sp13.net

   exe|prc|lit|rb|pdf|ebl|iSilo

A New Friend - Nacho Blanco
copyright 2005 - Nacho Blanco
   "It was a sad summer night with nothing to do. I decided to take a walk. I had no clear destination in mind, perhaps just the sole purpose of hearing my own footfall against the ground."
   Website do Autor, se você quiser fazer um Novo Amigo em Murcia, Espanha: www.blanco.es.mn/
   "de todas las formas para publicar la mejor,sin duda,es internet; estar en la red. pues esto es lo mas barato y va justo a las personas. me gusta este sentido de laberinto en la red,que no sabes quien caera en tus letras,ese dar vueltas por las paginas y encontrar mil personalidades, pensamientos."

   pdf

Passos e Poemas do Meu Caminhar - André Luís Aquino - Ed. AVBL
copyright 2004 - André Luís Aquino
   "Que esse meu primeiro passo seja o inicio do meu caminhar, da minha caminhada, da minha jornada rumo aos meus sonhos...agora peço licença, deixo vocês com as minhas metades e vou-me embora para o mundo das reticências...."
   Este título pode também ser encontrado na EBOOKNET, em executável e html.

   pdf

Alfalira - Um Aventura do Pensamento - Eduardo Teixeira Nunes - Ed. Tara E-books
copyright 1993 - Eduardo Teixeira Nunes
   "A idéia central de Alfalira me ocorreu em meados de 1985 e desde então não mais me abandonou. Tornou-se uma daquelas idéias insistentes que segundo Machado de Assis são como as moscas: a gente espanta, espanta mas elas persistem, cirundam e tornam a pousar em nosso pensamento. Passei então a imaginar como seria um mundo no qual a forma predominante de comunicação fosse a mental."
   Sobre o Autor: Nascido em 1957 no Rio de Janeiro, Eduardo Teixeira Nunes cresceu em São Paulo, onde se formou em Ciências Sociais pela USP em 1982. Fluente em cinco línguas, vem atuando desde então como consultor de redação e comunicação social, redator publicitário, redator técnico, tradutor de textos técnicos e literários e escritor.

   pdf (Parte I)|pdf (Parte II)

Shakespeare: A Arte da Persuasão - Nélson Jahr Garcia - Ed. Ridendo Castigat Mores
copyright 2005 - Nélson Jahr Garcia
   "Abri este site pensando em divulgar minha experiência, teórica e prática, com a propaganda ideológica, a comunicação persuasiva de forma geral. A idéia se ampliou e passei a reproduzir textos clássicos que se caracterizassem por, de alguma forma, conter elementos de persuasão. Daí Shakespeare, Voltaire, Maquiavel e tantos outros. Nunca cobrei nada por isso, os textos podiam ser lidos, gravados ou impressos. Nem era necessário dar o nome, email, nada."
   "Desconheço o que ocorre no céu, mas na terra há fatos e atos humanos que, com nossos conhecimentos e concepções filosóficas, mal sonhamos explicar." - Nélson Jahr Garcia (1947-2002)

   pdf

Obras de Shakespeare - Ed. Ridendo Castigat Mores
copyright 2005 - Shakespeare
As Alegres Senhoras de Windsor - Ricardo III - Tudo Bem Quando Termina Bem - Antônio e Cleópatra - Romeu e Julieta - Rei Lear - Júlio César - Macbeth - A Megera Domada - Hamlet - A Tempestade - Otelo, O Mouro de Veneza - A Comédia dos Erros - Sonho de Uma Noite de Verão - O Mercador de Veneza - Os Dois Cavalheiros de Verona - Trabalhos de Amor Perdidos - Medida por Medida - Conto de Inverno - Coriolano - Muito Barulho Por Nada - Tito Andrônico - Henrique VIII - Vida e Morte do Rei João - A Tragédia do Rei Ricardo II - Henrique IV (parte I) - Henrique IV (parte II)

   rb|pdf|eBL

Debate Sobre Marxismo e Anarco-Marxismo - Carlos Moreira e Nildo Viana - Edições Saber
® copyleft 2005 - Nildo Viana
   "Qual a razão da publicação destes textos nos dias de hoje? Em primeiro lugar, a contribuição a um debate que ainda é atual, referente ao marxismo, ao socialismo, ao problema da democracia burguesa e do anarquismo. Em segundo lugar, a disponibilização de textos que hoje são de difícil acesso – no caso, os dois primeiros, embora os outros textos, disponibilizados na Internet, também não são tão facilmente acessíveis e precisam, para um julgamento mais adequado, da acessibilidade dos dois anteriores. Em terceiro lugar, esta é uma coletânea em construção, no qual, caso haja desdobramentos do debate, novos ensaios poderão ser crescentados, criando uma idéia de inacabamento do debate, sempre prosseguindo e colocando em questão novos pontos de vistas, novos aspectos, novas questões." - Nildo Viana

   pdf

Electra - Eurípides - Tradução: J. B. de Mello e Souza - eBooksBrasil
© 2005 - Eurípides
   "Mas, tenhamos esperança: seria preciso admitir que não existem os deuses, se o cri­me suplantar sempre a justiça!"

   Em inglês e grego, em Perseus.
   E vale a pena visitar o site Grécia Antiga, para melhor conhecer, em Português, personagens e deuses da Antiguidade Clássica.

   exe|prc|lit|rb|pdf|ebl|iSilo

Antígone - Sófocles - Tradução: J. B. de Mello e Souza - eBooksBrasil
© 2005 - Sófocles
   "Quando os homens perdem a razão de ser de sua alegria, eu suponho que não vivem: são apenas cadáveres animados... Acumula em tua casa, se queres, riquezas sem conta; vive com o fausto de um rei; se não possuis a alegria, tudo isto não vale a sombra de uma fumaça, comparado a uma verdadeira felicidade."

   Em inglês no The Internet Classics Archive.
   Ainda em inglês, em nova tradução, com excelente introdução e notas, em Diotima.
   Interessante comparação entre a Antígone de Sófocles (441 AC) e a de Jean Anouilh (1942) em @ la lettre.
   E o texto da Antigone, de Jean Anouilh, pode ser encontrado na web em Lingu@.net, página concebida e programada por Fernando Martinho, Aveiro, Portugal.
   Em 1961, com direção de Yiorgos Tzavellas e Irene Papas como Antígone, virou filme, premiadíssimo. Em dvd e vhs, pode ser encontrado nas boas casas do ramo:)

   exe|prc|lit|rb|pdf|ebl|iSilo

A Crueldade da Pobreza - E como se livrar dela em 7 Lições - Joadir Monteiro da Roza
© 2005 - Joadir Monteiro da Roza
   "Costumo dizer que o Brasil tem 500 anos de escravidão, e não apenas três séculos e meio. Quinhentos anos de pobreza. Ninguém é livre, se é pobre e depende de trabalhar trinta dias para receber um salário mínimo, ou se é aposentado e recebe essa mesma quantia e necessita de pelo menos cinco vezes esse valor, para custear uma alimentação saudável e os remédios para controlar as doenças, muitas vezes adquiridas nos trinta e cinco anos de trabalho.
   Nunca se conforme em ser pobre."

   pdf

Rei Édipo - Sófocles - Tradução: J. B. de Mello e Souza - eBooksBrasil
© 2005 - Sófocles
   "Vês agora tudo claramente; mas em breve cairá sobre ti a noite eterna. Que asilo encontrarás, que não ouça teus gemidos? Que recanto da terra não vibrará com tuas lamentações quando souberes em que funesto consórcio veio terminar tua antiga carreira? Tu não podes prever as misérias sem conta que te farão igual, na desdita, a teus filhos."
   Em grego, no Homo Ecumenicus: [Sophocles - OEDIPUS THE KING - Original Greek text - Editado por Ioannidis Nikolaos]

   exe|prc|lit|rb|pdf|ebl|iSilo

Eneida - Virgílio - Tradução: Manuel Odorico Mendes - eBooksBrasil
© 2005 - Publio Virgilio Maronis
    "...ó mente humana,
Fera e descomedida na bonança,
Do porvir néscia!" (Eneida, Liv.X)

Edição integral da tradução de Manuel Odorico Mendes (confrontada com a edição de 1854), com as notas do Tradutor, em português de hoje.

Algumas outras edições da Eneida disponíveis na internet: em português (arquivo da primeira edição de 1854 da Eneida Brazileira) e latim (texto latino da edição de 1858), essencial para os estudiosos, no Projeto "Odorico Mendes", do Instituto de Estudos da Linguagem - IEL, da Unicamp, em rtf; em latim na The Latin Library; em francês na Bibliotheca Classica Selecta (L'Eneida louvaniste - uma nova tradução, comentada por Anne-Marie Boxus e Jacques Poucet); em italiano, tradução de Annibal Caro, na Liber Liber; em inglês, tradução de John Dryden, na The Classics Page e no Gutenberg Project (também em latim); em espanhol, no ABC Dioses

   exe|prc|lit|rb|pdf|ebl|iSilo

O Planeta Feliz - Vislumbres da estrutura e do funcionamento de um organismo social saudável - Barnabé Natal
© 2005 - Barnabé Natal
   "A obra consiste em um vislumbre de como se constituiria a estrutura e o funcionamento de um sistema social harmônico baseado nos princípios de formação orgânica. As análises se estendem ao funcionamento da dinâmica social, aos modos de trabalho, as relações com os alimentos, a estrutura das cidades, da Universidade, aos modos de atingirmos tal sistema social e muitos outros aspectos."

   pdf

Prometeu Acorrentado - Ésquilo - Tradução: J. B. de Mello e Souza - eBooksBrasil
© 2005 - Ésquilo
   "Ele roubou o fogo, - teu atributo, precioso fator das criações do gênio, para transmiti-lo aos mortais! Terá, pois, que expiar este crime perante os deuses, para que aprenda a respeitar a potestade de Júpiter, e a renunciar a seu amor pela Humanidade."

   exe|prc|lit|rb|pdf|ebl|iSilo

Jan-Jun de 2006|Jul-Dez de 2004

 

nacionais - importados - jornais - revistas - fontes - links - home